A Bem Resolvidas #1: Quem manda aqui sou eu (?)

Autor: Luis Eduardo Matta
Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 200


Chris, Alê e Isa são melhores amigas inseparáveis, daquele tipo que protegem umas as outras em qualquer situação, mesmo tendo personalidades tão diferentes. E elas precisam mesmo se protegerem, uma vez que Bu Campelo, com a ajuda de seu grupinho de seguidores, está preparada para fazer da vida dessas garotas um inferno.

Na bela cidade do Rio de Janeiro, as garotas que fazem parte da elite acabaram de retornar às aulas e já encontraram problemas típicos da adolescência: o aluno novo que chama a atenção de uma delas, mas que é tímido demais pra tomar uma atitude; um namoro problemático que está desmoronando enquanto que o ex se torna um perseguidor de primeira categoria; e sem falar na piranha-popular do colégio que tem prazer em fazer as garotas passarem por situações embaraçosas e humilhantes.

Mas Alê, Isa e Chris estão cansadas de ficarem caladas, dessa vez elas querem contra-atacar, e vão precisar de um plano bastante elaborado pra fazer Bu Campelo, a queridinha de todos, pagar pelo que fez e finalmente deixar sua máscara cair. Claro, vão fazem isso vestindo belas roupas e sapatos caros.

Pra começar, as personagens foram muito bem caracterizadas: Isa é a garota tímida e insegura, com alguns problemas relacionados a garotos, enquanto que Alê tem um relacionamento apelidado de “namoro sanfona”: vai e volta, vai e volta, vai e... Já Chris, que na minha opinião é a mais centrada da turma, apresentasse como uma líder pouco destacada que surge com os planos de ataque e contra-ataque.

O livro lembra bastante a série Gossip Girl, se você for analisar a quantidade de fofoca e drama adolescente que As Bem Resolvidas abrange, mas em versão abrasileirada. Mas, diferente de GG, o livro não apresenta amigas que traem amigas e seus namorados, mas sim jovens garotas unidas como irmãs que estão dispostas a tudo umas pelas outras.

O interessante do enredo foi a forma como o autor soube apresentar a elite do Rio de Janeiro não somente como um grupo poderoso e de bem com a vida, mas também os problemas de ser rico e filho de pais importantes, como a superproteção, o problema em namorar alguém em uma classe social inferior, ou ainda a ignorância de um pai perante os problemas da filha.

Em certos momentos do livro achei que o autor pudesse ter desenvolvido mais o tema, deixado uma situação mais enriquecida de mistério, mas no geral eu gostei da leitura e da forma como a narrativa foi conduzida: rápida, mas completa. Sem mencionar o ótimo trabalho de revisão e diagramação realizado pela  Vermelho Marinho. Pra quem curti um bom drama adolescente, ou um livro leve e curto, As Bem Revolvidas: Quem manda aqui sou eu (?) é uma bela pedida!

Beijos e comentem!

30 comentários:

  1. Oi Camila!

    Como sempre a sinceridade sempre prevalece em tuas resenhas,mas pelo que li a história não me agradaria muito,não seria um livro que escolheria.

    Bjos

    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro quando li. Luis Eduardo Matta com certeza é um além de ótimo autor é mto talentoso. Adorei as personagens, e tbm tdo que acontecia... eu não li Gossip Girl e para ser sincera acho q nem lerei, são poucos livros nesse estilo que me atraem. Mas As bem resolvidas eu gostei bastante, por tbm mtos temas q servem de dicussão serem trazidos, como a questão do bulling, preconceito etc.
    Parabéns pela resenha!
    bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, amei a resenha. Não conhecia esse livro ainda.
    Gosto muito desse tipo de leitura, leve e rápida.
    Dramas adolescentes sempre são engraçados de certa forma.
    Já vou coloca-lo na minha listinha de leituras futuras.

    Beijokas
    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  4. Aah, creio que seja o que preciso no momento. Um bom drama adolescente, curto, mas completo *-*
    Adorei o modo como falou da história, contando alguns detalhes e deixando outros para descobrirmos após a leitura.
    Adoro a maneira que os autores mostram a amizade nesses livros. Pretendo lê-lo e logo! (:

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila,
    Eu ainda não conhecia este livro e gostei muito da resenha.
    Gosto de GG então certamente irei gostar do livro, amo dramas adolescentes.
    Beijos,
    Katielle

    ResponderExcluir
  6. Amiga amei sua resenha, bom saber as diferenças entre ele e Gossip Girl. Além disso fico feliz em conhecer mais um livro nacional!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah que livro legal, eu quero ler muito! A resenha ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  8. Que resenha muito bem elaborada, eu adoro esse tipo de livro!

    ResponderExcluir
  9. Adorei, achei que parece uma leitura realmente mais leve, aquelas de final de semana, só pra dar uma relaxada haha

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da capa desse livro, mas acho que não seria uma história em que eu me arriscaria. Depois da decepção que foi GG, eu acho que não me arrisco mais em livros do gênero, mesmo tendo lá as suas diferenças entre um e outro \:


    Beeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Os livros que falam de amizades, são sempre uma temma que eu gosto.

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros desse estilo!
    Não conhecia esse!
    Beijinhos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já conhecia esse livro, mas confesso que nunca tive curiosidade para lê-lo, mas se aparecer uma oportunidade não vou jogar fora rsrs

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,Camila!
    Eu adorei esse livro. O fato de ser um chicklit escrito por um homem foi uma das grandes sacadas. Divertido e com uma leitura bem leve eu curti bastante.Algumas situações não são nem tão exploradas, mas o livro atinge a sua proposta.
    Excelente resenha!

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha!
    Acho que leria o livro, mas não sei se gostaria muito, já que não é meu estilo de livro preferido. Já li livros parecidos, e vejo mais como um passatempo... Além disso, esse é bem curtinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Amei de paixão esse livro!
    Arassou!
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Me deu vontade de ler este livro! Parece bem legal e divertido, fácil e descontraído. Uma boa leitura....
    Gostei! :D
    Parabéns pela resenha! Beijos
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  18. Bem desconhecia o livro, ate agora, ate qeu ele parece legal mas não bem o genero em que sou acostumada a ler.

    ResponderExcluir
  19. Acho que é a primeira resenha que leio desse livro.
    Para quem curte trama juvenis, parece uma boa pedida, ;)

    ResponderExcluir
  20. Se lembra Gossip Girls eu já gostei ;] KKKKKKKKK
    Eu nunca tinha visto falar desse livro, mas já gostei muito mesmo pela resenha, sem deixar de falar que a capa é linda.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Interessante um autor - homem - escrevendo tão bem sobre as intriguinhas do universo feminino adolescente. Cresci lendo os autores fazendo melhor sobre o universo dos meninos ou sobre o mundo romântico das meninas.
    Esse livro promete! Merece roteiro de filme pra ver na sessão da tarde!
    Parabéns ao autor brasileiro!

    ResponderExcluir
  22. Se lembra GG provavelmente, muito provavelmente, eu irei gostar. Estou ainda triste por GG ter acabado e vai ser bom ler algo que lembre a série

    ResponderExcluir
  23. Que bom que mais autores brasileiros estão aparecendo e escrevendo assim tão bem,principalmente falando sobre o mundo feminino.Nem todos sabem colocar tão bem esses temas.Gostei muito.

    ResponderExcluir
  24. Livros nacionais estão entrando na minha lista de favoritos. Nossos escritores estão me surpreendendo!
    Essa é mais uma obra das que eu me interessei em ler, assim que uma amiga comentou comigo. Vai pra minha estante.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  25. Adoro este tipo de história e o livro parece ótimo, quero ler.

    ResponderExcluir
  26. Acho que eu gostaria de ler esse livro. O que mais gosto é de ficção e adolescentes, nesse há adolescentes, só que é uma forma diferente. O titulo é bem interessante e criativo, eu adorei. Espero que nao tenha falta de maturidade por uma das personagens, pq se tiver, ai ja fico com pé atras :S

    ResponderExcluir
  27. Não é meu estilo de livro preferido, mas gostei de gossip girl, então se for parecido deve ser interessante.

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto bastante desse tipo de histórias, pois geralmente são bem leves e divertidas. Apesar da trama e personagens serem clichês, eu leio, pois sempre espero que o talento do autor se sobressaia nessas ocasiões.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Oi, eu gostei de sua resenha, mas esse tipo de história não me agrada. Sei lá, acho muito clichê, e sempre que leio alguma coisa só o faço por encontrar um diferencial em sua história. Não é o tipo de leitura que me agrada.

    ResponderExcluir

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.